A melhoria em seu condomínio está nos seus planos de ano novo?


É comum as pessoas projetarem no começo de cada novo ano uma possibilidade de mudança ou recomeço em suas vidas. Sendo assim, não é exagero afirmar que esta época do ano é um momento propício para novos planos e planejamentos.

Um dos pontos a ser pensado é no conforto e mobilidade de pessoas com necessidades especiais que estiverem em seu condomínio. Pode até parecer que a estrutura predial local serve bem a todos os moradores e visitantes, mas você já se perguntou como seria se você ou alguém que more em sua casa sofresse um acidente e precisasse depender do uso de muletas, andadores ou cadeiras de rodas? Seu condomínio estaria preparado para recebê-lo com a comodidade e acessibilidade necessárias? Uma pessoa idosa tem suas necessidades atendidas em termos de infraestrutura?

Anote aí outra questão interessante para ser pensada e discutida com o síndico e demais moradores: geração de renda extra em condomínios verticais por meio do aluguel do topo do prédio para instalação de antenas de empresas de telefonia.

Não é uma tarefa tão simples assim, mas esse tipo de aluguel gera uma renda extra ao condomínio que pode ser direcionada para financiar diversas melhorias ou até mesmo para baixar o valor da taxa condominial.

É claro que para isso, é preciso que haja uma demanda das empresas de telefonia e que o prédio se encaixe em alguns requisitos básicos para esta operação. A localização é o requisito principal. Os prédios mais altos e com áreas mais abertas ao redor costumam ser os melhor avaliados para abrigarem as antenas.

A documentação sobre o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) e o Laudo Técnico do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA), popularmente conhecido como para-raios também devem estar regularizados (já falei sobre essas duas documentações essenciais em todo tipo de condomínio em textos anteriores).

Se todas as exigências forem cumpridas, a locação do teto só poderá ser feita mediante aprovação dos condôminos, comprovada em ata de assembleia.

Essas são apenas algumas ideias que podem ser consideradas, mas a questão principal que busco propor aqui é a reflexão sobre o que a gente se propõe a fazer para melhorar o mundo? Não basta apenas fazer o que nos diz respeito diretamente, é preciso que adotemos um pensamento mais voltado para o coletivo.

Fonte: InterTVWeb

Posts Em Destaque
Posts Recentes

Rua Visconde do Rio Branco, 1681
Centro - CEP 83.005-420
São José dos Pinhais - PR

Horário de atendimento
Segunda à sexta
Das 8:00 às 18:00

contato@corteze.adm.br
(41) 3096-0808